Dica para fazer o presente do dia dos pais com as crianças

Apesar da transformação nos modelos familiares, a figura que orienta, seja ela masculina ou feminina, geradora ou não, ainda é primordial para as crianças

Embora a paternidade se dê pela ancestralidade biológica, ser pai ultrapassa qualquer conceito imposto pela sociedade. Portanto, se em uma família típica, cabe ao homem que assume o papel de provedor, a responsabilidade pela educação e criação dos filhos, entre aquelas que fogem do padrão pré-estabelecido, tal função pode ser atribuída ao tio, ao avô, aos agregados diretos e indiretos e até a uma mulher.

De qualquer forma, o que importa para a criança é o amor que recebe de um adulto, desde que ele seja capaz de lhe dar a segurança e o apoio necessários, para que sempre siga em frente, na intenção de superar os obstáculos que lhe impõem medo, em busca da própria independência. Em consequência, ser pai biológico, por vezes, não basta, pois há outras figuras que ostentam um papel reconhecido e muito mais importante na vida dos pequenos.

Pensando em tudo isso, resolvemos agradar a todos que podem ser chamados de pai nos mais diversos momentos da vida de qualquer ser humano. Por isso, a sugestão que preparamos tanto pode atender os homens quanto as mulheres que formam a família da criança.

Revista Guia do Ensino Fundamental Ed. 142