Crie seu próprio caderno

Todo início de ano é a mesma coisa, os caríssimos materiais de grife sempre despertam o desejo infantil, mas ninguém precisa gastar muito para ter uma agenda ou um caderno diferenciado!

Foto: Itaci Batista| Adaptação web Caroline Svitras

 

Para estimular o aprendizado da criançada, nada melhor que surpreendê-las com um belo material. Mas como nem sempre os pais podem comprar aquilo que elas tanto querem, cabe ao professor propor a criação de agendas e cadernos exclusivos, para incentivar os alunos a desenvolver a criatividade, valorizar o que se têm e, assim, também evitar o consumo exacerbado, que só aumenta o acúmulo de lixo no planeta. Portanto, em vez de pedir que tragam as agendas ou os cadernos já encapados de casa, providencie os materiais necessários e, logo nas primeiras aulas, reúna as crianças para que cada uma delas possa dar asas à imaginação e imprimir seu toque pessoal ao material do dia a dia.

 

Certamente os pais vão agradecer sua atitude e ainda elogiar o trabalho dos filhos! Apenas note que, embora o Ateliê Maria Flor tenha nos enviado passos que resultam em uma agenda feminina, seguindo-os, também é possível obter um caderno que poderá ser usado tanto pelas meninas quanto pelos meninos, em virtude da combinação de cores e dos personagens escolhidos para a decoração final da peça.

 

Adaptado do texto “Agendas e cadernos exclusivos”

Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 114