Desperte a curiosidade dos alunos

Foto: Reprodução/wkw.cz | Adaptação web Caroline Svitras

Prender a atenção dos alunos em aulas teóricas de Ciências é uma tarefa bastante difícil. Mas, como essa situação pode ser contornada com práticas diferenciadas, que tal apresentar a eles duas experiências simples que comprovam o efeito das reações? Dessa forma, além de provocar a curiosidade individual, ainda dá para despertar o interesse da turminha tanto pela Biologia quanto pela Química.

 

Como basicamente os experimentos sugeridos têm o mesmo princípio, antes de partir para a elaboração propriamente dita, explique que, enquanto a casca do ovo é composta pelo carbonato de cálcio, o vinagre é um ácido acético, duas substâncias que reagem mutuamente e formam o acetato de cálcio, um sal solúvel em água. Por isso, quando a casca do ovo é esvaziada e colocada em contato com o vinagre pelo prazo estipulado, ela amolece e pode ser até dobrada. No entanto, se esse prazo for estendido, ela acabará por se dissolver.

 

Já no caso do ovo inteiro, a casca se dissolve completamente, tornando-o transparente e um pouco maior, devido à película que, não sofre reação e, assim, consegue proteger seu conteúdo que assume um aspecto emborrachado, devido ao líquido ambiente que é absorvido pelo processo da osmose. Além desses detalhes, durante a execução dos experimentos, chame a atenção dos alunos para as pequenas bolhas que surgem ao redor dos ovos. Comente que elas se formam  em função do dióxido de carbono, um gás de cheiro desagradável que é liberado durante a reação.

 

Adaptado do texto “O ovo ou a galinha?”

Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 121