A altura das notas musicais

Apesar dos inúmeros sons empregados na composição de uma música, para representá-los, usamos apenas sete notas

Por Fabio Perucci* | Foto: Shutterstock | Adaptação web Caroline Svitras

O conjunto das notas musicais é formado por Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, sinais que também representam a altura respectiva dos sons. Contudo, a percepção dessa altura é relativa, pois depende da forma que o ouvido humano assimila a frequência dos sons (ou o tom deles). As frequências baixas são percebidas como sons graves, as mais altas como sons agudos e as médias, que se situam entre ambas as anteriores, são percebidas como sons médios.

 

Apesar dessa classificação, como já foi constatado que cada pessoa tem a capacidade de perceber determinada frequência de um modo particular, é sabido que nossos ouvidos não escutam os sons da mesma maneira. Por isso, se duas pessoas percebem um som produzido, uma delas ainda pode sentir diferentes detalhes, entre os quais as qualidades harmônicas e inarmônicas, desse mesmo som. Portanto, a percepção de altura também está intimamente ligada a conceitos de melodia, harmonia e afinação.

 

Perante essa breve explicação, provavelmente, muitos já devem estar se perguntando como apresentar as notas musicais às crianças. Parece difícil, mas não é. Para começar, que tal introduzir uma atividade simples, que associa a identificação e a respectiva altura de cada nota musical com gestos corporais?

 

Ideal para alunos a partir de 7 anos, esse exercício pode ser desenvolvido até com grupos de faixa etárias diferentes. Se a escola tiver teclado ou flauta doce ficará ainda mais fácil para a criançada desenvolver a atividade. Caso não tenha, o professor deve fazer a vocalização das notas musicais e estimular os alunos a acompanhá-lo, ao mesmo tempo em que desenvolvem o exercício em conjunto.

*Fabio Perucci é pós-graduado em Educação Musical Novas Metodologias e possui graduação em Educação Musical; História, Turismo e Conservatório Musical.

Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental I Ed. 107