Vamos preparar as festas juninas

Entre outras datas de interesse pedagógico que se destacam no mês, elegemos as já tradicionais festas juninas para a criançada comemorar e se divertir

Da Redação | Foto: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

Caracterizadas por danças – como a quadrilha que se encerra com o casamento caipira – , comidas típicas – na maioria das vezes à base de milho –, leilões, bingos, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região, elas se iniciam no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerram-se no dia 29, Dia de São Pedro. No entanto, o ponto mais elevado dos festejos sempre ocorre nos dias 23 e 24, dias consagrados a São João.

Embora sejam típicas de várias regiões, na escola, as festas juninas proporcionam o encontro dos alunos com a comunidade e, por muitas vezes, elas ainda servem para arrecadar fundos ou materiais essenciais à instituição (como livros para a biblioteca, alimentos destinados à doação, brinquedos para a brinquedoteca etc.). Por isso, selecionamos duas ideias para os alunos iniciarem os preparativos da comemoração: o convite de participação e alguns bonecos com trajes tradicionais, que poderão assumir três funções – boliche, jogo das argolas ou apenas decoração.

 

Para mais dicas, garanta a sua revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental nas bancas ou clicando aqui.