Vamos customizar uma ecobag?

Apesar das sacolas plásticas terem sido novamente liberadas no comércio em geral, faça a criançada combater a poluição ambiental a partir da reutilização de uma peça que a maioria já tem em casa

Da Redação | Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

Ter consciência ecológica é saber, entre outras coisas, reduzir o consumo exacerbado e reutilizar o que se tem, de preferência, com muita arte. Como? Áurea Almeida, artesã do Ateliê Maria Flor, ensina a transformar uma simples ecobag – aquela sacola de tecido ou TNT, normalmente branca – em um acessório único. Para tanto, basta acompanhar os passos que seguem e estimular a criançada a se inspirar nas cores e nas flores e abusar dos contrastes, para fazer uma colagem criativa sobre uma peça básica que, assim, ganhará muito charme!

Embora esse tipo de criação atraia muito mais as meninas, após estarem conscientes do estrago que as sacolas plásticas fazem no meio ambiente, os meninos também se empolgarão, desde que aconselhados a presentear as mulheres que os rodeiam, pois, dessa forma, eles estarão ensinando-as a evitar maiores danos à natureza.

Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 104