Os cinco oceanos da Terra

Aproximadamente, 71% da superfície do nosso planeta se apresenta coberta por um corpo de água salina e contínua que, geralmente, é dividida em oceanos principais e mares menores

Da Redação | Foto: deconstructingart.com | Adaptação web Caroline Svitras

Esse total corresponde a quase três quartos da superfície da Terra, na qual o grande oceano global, em virtude dos continentes e grandes arquipélagos, divide-se em cinco partes principais: Oceano Pacífico (que se subdivide em Pacífico Norte e Pacífico Sul), Oceano Atlântico (que também se subdivide em Norte e Sul), Oceano Índico, Oceano Glacial Ártico e Oceano Glacial Antártico – que teve suas fronteiras delimitadas pela Organização Hidrográfica Internacional, da qual o Brasil é membro, no ano de 2000.

 

Já as partes menores são conhecidas como mares, golfos, estreitos etc. No entanto, o termo mar ainda é usado para designar os grandes lagos salinos que não têm saída natural para os oceanos. Muito mais numerosos que os oceanos, eles somam 61, entre os quais os mais conhecidos são os mares Cáspio, Morto, Vermelho e Mediterrâneo.

 

Por que as águas dos oceanos são salgadas?

Esse fenômeno que se chama salinização ocorre de forma natural devido ao ciclo hidrológico. No meio ambiente terreno a água se encontra em um estado intermediário entre o estado gasoso (vapor) e o sólido (gelo). Mas quando exposta as intempéries (calor da crosta terrestre, raios solares, ventos, pressão atmosférica etc.), ela evapora, condensa-se e depois precipita (cai em forma de chuva, granizo, neve etc.).

 

Como isso, ocorre há milhões de anos, ao mesmo tempo em que água da chuva e dos outros fenômenos forma cursos de água, que rompe caminhos externos e internos pela terra, ela também dissolve lentamente as rochas que encontra em seu caminho. Essas pedras que pertencem aos mais variados períodos geológicos desprendem sais (como o sódio, entre outros) em abundância. Portanto, como quase todos os cursos de água desembocam no mar, esses sais acabam se concentrando no oceano, que mantém sua salinidade estável, porque enquanto a água volta a evaporar, os sais são capturados e se acumulam nas camadas sedimentares que formam seu leito.

Para mais matérias de Geografia garanta a sua revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental clicando aqui.

Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 98