Carboidratos na alimentação infantil

Como base de uma alimentação saudável, as massas são essenciais para garantir saúde e vigor, inclusive em dietas de emagrecimento para crianças

Da Redação | Foto: blickpunkt-andritz.at | Adaptação web Caroline Svitras

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que tem como principal objetivo promover a segurança alimentar, de 55% a 75% das calorias diárias devem ser consumidas na forma de carboidratos, divididos entre o café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. Além disso, em 2013, foi publicado na Revista Obesity Society um estudo realizado com 88 pessoas obesas, incluindo crianças e jovens. Após serem subdivididas em dois grupos, metade delas recebeu uma dieta rica em carboidratos, enquanto o restante recebeu uma dieta rica em proteínas.

 

Ao final do processo constatou-se que ambos os grupos haviam perdido peso similar, porém, a dieta rica em carboidratos, além da maior adesão, foi mantida por mais tempo. “O carboidrato possibilita uma perda de peso gradual, sem as consequências de uma dieta com restrição desse nutriente que, em longo prazo, acaba trazendo sintomas como cansaço, falta de concentração, irritação, dor de cabeça, tontura e até desmaio. Porém, o mais saudável ainda é seguir uma dieta equilibrada, composta por todos os principais grupos de alimentos, que incluem carboidratos, proteínas e vegetais”, explica a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium, consultoria que presta serviços a Basilar.

 

Portanto, se as crianças gostam de massa, que tal propor a elaboração de pratos simples a partir do lámen? De fácil preparo, normalmente, ele agrada o paladar de todas elas e ainda pode ser misturado a proteínas e vegetais, tanto para atender as necessidades do organismo infantil quanto minimizar as preocupações dos pais em relação à boa alimentação.

Para conferir mais dicas garanta a sua revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental clicando aqui.

Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 144