Um retorno ao passado

Para crianças que só sabem se divertir no mundo virtual, este convite será quase que mágico, principalmente, se aliado há um pouco de história e ao reaproveitamento de materiais

Da Redação | Foto: Reprodução/teachingca.org | Adaptação web Caroline Svitras

Aqueles que ficam sempre na frente de uma tela de computador, quase não vivenciam as possibilidades do mundo real e, no caso dos filhos menores, os pais se preocupam constantemente com essa situação. No entanto, como é impossível separar a criançada do meio virtual, aproveite e tire partido desse recurso para apresentar a elas as brincadeiras de antigamente. Para tanto, faça com que pesquisem as formas de se divertir em meados do século 20, já visando à construção de um painel histórico de brincadeiras esquecidas.

 

Em seguida, proponha que busquem a origem das atividades levantadas, para que entrem em contato com uma realidade totalmente diferente da atual. A partir daí, promova um debate sobre as diferenças de ser criança nos dias atuais e em um passado não tão distante. Explique que, independentemente das novas tecnologias que dispomos, em qualquer período da história, as crianças sempre se divertiram e, ainda hoje, em regiões distantes, muitas recorrem a materiais alternativos para criar seus próprios brinquedos.

 

Instigada a curiosidade infantil sobre o tema, proponha uma oficina de construção de brinquedos e brincadeiras, valendo-se de materiais que possam ser reaproveitados. Como exemplo, aproveite a pesquisa que já fizemos sobre o tradicional pé de lata para ilustrar essa proposta e, logo após, conduza o trabalho de sua turminha. Em seguida, para que iniciem a atividade prática, deixe que confeccionem o brinquedo, que apresentamos em passos detalhados, para que liberem a imaginação, aprendam a se divertir com coisas simples que já fizeram a alegria dos pais, tios e avós de cada um e, assim, comecem a buscar novas alternativas lúdicas e mais sadias para o brincar.

Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 126