4 dicas para prestar mais atenção na aula

Você é do tipo que tenta, mas nunca consegue prestar muita atenção nas aulas?

Texto Rita Trevisan e Giovana Pessoa | Adaptação Web Evelyn Cristine

Você é do tipo que tenta, mas nunca consegue prestar muita atenção nas aulas? Veja a seguir 4 dicas para prestar mais atenção na aula e se concentrar no que realmente interessa! 😉

4 dicas para prestar mais atenção na aula

Nosso cérebro funciona como um computador, com várias pastas que guardam nossa memória. Quando precisamos lembrar algo, é só procurar nesses arquivos. Mas tem uma coisa: para conseguir armazenar as informações, é preciso prestar atenção no que está rolando ao nosso redor. “Se a pessoa estiver distraída, os estímulos externos, no caso as palavras do professor, poderão passar completamente despercebidos”, explica a psicopedagoga Silvia Amaral.

Por saber disso é que o professor chama a atenção da galera quando pega alguém conversando, trocando bilhetinhos ou fuçando no celular. Afinal, quando tentamos fazer duas coisas ao mesmo tempo, acabamos dividindo a nossa atenção entre elas e não completamos nenhuma direito. “Você pode até continuar acompanhando o que o professor fala enquanto mexe no celular. Mas pode ter certeza de que, depois, não vai conseguir lembrar quase nada do que foi dito”, alerta Silvia. Veja algumas dicas para conseguir prestar mais atenção na aula!

Antes da aula

Separe o seu material e o uniforme um dia antes da aula, principalmente se vai de manhã à escola. E durma bem, o suficiente para acordar sem sono. Assim, vai chegar ao colégio na hora certa, tranquila e bem-disposta, e conseguirá prestar mais atenção no que precisa.

Na hora H

Deixe tudo o que precisa à mão, para não ter de ficar mexendo na mochila enquanto o professor fala. Mas SÓ o que precisa, tá? Celular, MP3 e outras coisas que não têm nada a ver com a aula devem ficar guardadinhos até a hora do intervalo. E se você sabe que não consegue se segurar e que vai acabar caindo na tentação de dar uma espiadinha no whats, nem leve o aparelho para a escola. Além de copiar o que está na lousa, vale ir anotando tudo o que o professor disser e que você achar que é importante. Isso ajuda a manter a concentração na aula e a lembrar o que aprendeu depois.

Sempre que pintar uma dúvida, não tenha vergonha de parar a aula e pedir que o professor explique novamente. Ninguém consegue prestar atenção numa aula por muito tempo se não puder acompanhar o raciocínio do professor. Agora, se você acha que não é a única que não entende o conteúdo e todas as suas amigas estão reclamando também, a alternativa é falarem juntas com o professor, para tentar sugerir mudanças. Tudo o que você fizer para facilitar o entendimento da matéria será excelente para a sua concentração.

Fazer um comentário ou outro, quando o professor está fazendo a chamada, por exemplo, não tem mal nenhum. Por outro lado, o excesso de conversinhas durante a aula vai impedir você de aprender e o resto da turma também, prejudicando até quem não tem nada a ver com o assunto.

Depois da aula

Ao terminar a lição e os trabalhos da escola, você está liberada para fazer o que gosta. Bater papo com as amigas, mexer no computador e ouvir música. Tudo isso vai ajudá-la a relaxar.

Procure estudar em local apropriado, para não ficar se distraindo toda hora. O ideal é ficar sozinha, num lugar calmo, silencioso e bem iluminado, tendo tudo o que precisa à sua disposição.

Pratique alguma atividade

Algumas atividades ajudam a desenvolver nossa capacidade de concentração. É o caso de jogos de tabuleiro, como o xadrez. Fazer palavras cruzadas, caça-palavras, sudoku, aulas de cerâmica, artes plásticas e de música também podem ser uma boa pedida. E até mesmo os esportes são excelentes para melhorar a habilidade de focar numa coisa só, por um tempinho. Os melhores são as artes marciais, a natação e a dança. #ficadica

Quem deu as dicas: as psicopedagogas Silvia Amaral e Georgia Vassimon, o diretor do colégio Vértice, Adilson Garcia, e a coordenadora do colégio Dom Bosco, Francisca Fawn.