Jeito divertido de ensinar as crianças sobre o espaço e suas inúmeras galáxias

Que tal proporcionar às crianças a experiência de ter um pedacinho do céu só para si mesmas? Te ensinamos através de um jeito divertido de ensinar as crianças sobre o espaço e suas inúmeras galáxias. Confira!

Jeito divertido de ensinar as crianças sobre o espaço e suas inúmeras galáxias
Foto: fbcs.edu.ky

Em noites estreladas, ao observamos o céu, o que vemos são pontinhos de luz dispersos no infinito, imensidão que vai muito além dos nossos olhos e imaginário. Todos eles estão inseridos na parte visível da Via Láctea, galáxia onde o Sistema Solar e nosso planeta Terra estão localizados, junto a mais de 100 bilhões de estrelas. Mas, afinal, o que são as galáxias? Explique às crianças que elas são um amontoado de estrelas, planetas, poeiras, matérias escuras e gases, todos ligados gravitacionalmente e que orbitam um centro de massa comum.

No caso da Via Láctea, em seu centro encontra-se um buraco negro supermassivo conhecido como Sagittarius A. Ele nunca foi fotografado, pois todo e qualquer buraco negro existente no espaço suga toda a luz ao seu redor. Portanto, se aqui surgir a pergunta sobre como ele foi detectado, frise que os astrônomos deduziram sua existência por meio de cálculos baseados na velocidade e no movimento de estrelas próximas ao centro da galáxia. Diante dos resultados obtidos, eles chegaram à conclusão de que elas eram afetadas pela força gravitacional de algo bem grande, ou seja, um buraco negro!

Jeito divertido de ensinar as crianças sobre o espaço e suas inúmeras galáxias

Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental I – Ed. 150