9 vantagens de usar iPad em sala de aula para você repensar

iPad em sala de aula? Apesar da polêmica em torno da questão, as crianças incorporam as novas tecnologias com tanta facilidade que se torna quase que impossível aboli-las do espaço escolar. Veja algumas vantagens de usar a tecnologia em sala de aula e repense!

9 vantagens de usar iPad em sala de aula para você repensar
Foto: quidalicious.com

Na Europa e nos Estados Unidos, como o iPad já faz parte da rotina educacional das crianças, os professores se preocuparam em aprender a explorar as vantagens que o aparelho oferece em termos pedagógicos. Aqui no Brasil, quem se mostra a favor, também já tenta trabalhar com a tecnologia para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, se você é contra, repense sua posição, pois negar o uso tecnológico em sala de aula é um retrocesso inadmissível, que pode comprometer o desenvolvimento cognitivo e intelectual infantil, diante do mundo globalizado e interligado pela comunicação on-line.

Vantagens do uso do iPad em sala de aula

» Sua aceitação entre os alunos é unânime, pois o aparelho é o gadget da moda. Por isso, como ferramenta pedagógica, ele deve ser explorado para complementar o conteúdo curricular, em dias e em períodos pré-determinados pelo professor.

» Por disponibilizar milhares de apps, educativos ou não, ele torna as aulas e os estudos mais dinâmicos para os alunos e, em consequência, também minimiza os esforços do professor que tenta atingir objetivos pré-estabelecidos.

» Como o hardware do aparelho é leve e prático, ele pode diminuir do peso das mochilas, ao substituir livros e textos digitais que, na maioria das vezes, são carregados diariamente sem um fim específico.

» O iPad também proporciona a customização das aulas, que podem ser planejadas de acordo com a realidade de cada série e turma (o que dificilmente ocorre quando o professor fica preso a apostilas e livros didáticos).

» Ele agiliza a busca de informações e a realização de pesquisas, não somente na Internet, mas também em jornais e revistas. Ao mesmo tempo, ele facilita a partilha de conhecimento entre alunos e professores.

» Devido ao tamanho do próprio aparelho, as crianças não precisam se deslocar até o laboratório de informática. Elas podem usá-lo em grupos ou individualmente em qualquer lugar: sentadas em “roda” no chão, em um cantinho qualquer ou em espaços abertos fora da sala de aula.

» Como o iPad permite e facilita a realização de registros (entre os quais anotações, gravações de voz, filmagens etc.), ele também torna o desenvolvimento de projetos interdisciplinares mais eficaz, principalmente, porque o salvamento automático do aparelho evita perdas acidentais de conteúdo.

» A segurança que se origina do controle de acesso aos aplicativos e a sites pré-selecionados é mais facilitada do que em um computador comum.

» Em relação à versatilidade do iPad, apesar de ela se mostrar a partir de pequenas coisas, não há um limite definido. Em uma aula de arte sobre a importância das cores em pinturas clássicas, por exemplo, o professor pode usar o aplicativo Color Splash, para fazer demonstrações de um modo bem mais organizado e sem o manuseio de tintas.

Desvantagens do uso do iPad em sala de aula

» Nas mãos de professores convencionais, os iPads dificilmente são utilizados em todo seu potencial, pois a maioria não está preparada para implementar nem aceitar novas tecnologias. Por isso, eles insistem em usar recursos tradicionais para dialogar com os alunos, na expectativa de que aprendam o que é um grande desafio perante uma geração que cresceu em meio aos bytes.

» Em relação ao aparelho, uma grande desvantagem é o tempo de duração da bateria, que não passa de 12 horas de uso (em virtude do próprio sistema multimídia). Além disso, seu sistema operacional exclusivo é incompatível com os computadores em geral, com exceção dos Macs.

» O uso do iPad em sala de aula também deve ser monitorado, para que o aluno não se envolva com outras atividades incompatíveis com a aula em si. Portanto, também se faz necessário elaborar previamente as aulas, visando aspectos pedagógicos, para ao manuseio do aparelho.

Desvantagens do uso do iPad em sala de aula
Foto: squidalicious.com

» Por fim, para a maioria dos alunos que frequenta escolas públicas, o preço do iPad ainda é excessivamente caro, o que impede sua aquisição e, por conseguinte, sua utilização plena. Mas, em substituição aos iPads, conforme havia prometido em 2011, o Ministério da Educação já começou a distribuir tabletes (versão menos sofisticada do aparelho) às escolas. Fique atento e, como cidadão, cobre das autoridades competentes o recebimento deles!

Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental – Ed. 152