Avalie a escrita dos alunos

Como o fim do ano letivo está próximo, é possível avaliar a escrita dos alunos e, caso seja necessário, propor uma tradicional atividade para a criançada treinar e brincar nas férias

Da Redação | Fotos: Divulgação | Adaptação web Isis Fonseca

Domínio da escrita

Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que ela será importante para o planejamento do próximo ano letivo, pois sua intenção é fazer com que todos escrevam com mais segurança.

Dessa forma, é possível obter a cooperação da turma. Na prática, a tarefa é bem simples. Após a leitura de um pequeno texto (fábula ou conto, por exemplo) já conhecido pelos alunos, individualmente, cada um deles deve reproduzi-lo por escrito.

Mas antes de eles começarem a atividade, converse sobre o enredo para ter certeza que todos assimilaram a história. Se sentir alguma dificuldade por parte das
crianças, peça que recontem oralmente o que foi ouvido para medir o grau de compreensão. Eliminada todas as dúvidas, solicite que reproduzam a história por escrito, durante um tempo pré-determinado.

No fim da atividade, recolha os textos produzidos para iniciar a análise, a partir de uma lista de problemas e dificuldades previamente estabelecida, que considere tanto padrões de escrita como características do gênero escolhido.

Confira quais os padrões de escrita e as opções de trabalho para os alunos adquirindo a Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 155!