Releituras fotográficas

Estudo dos movimentos artísticos do século XIX engloba recursos da fotografia e da tecnologia

Da Redação | Fotos: Ivana Geraldo e Andrea Crivellari | Adaptação web Isis Fonseca

No Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, capital, alunos do oitavo ano do fundamental aprenderam sobre movimentos artísticos do século XIX de um jeito interativo, que lhes permitiu fazer um link entre tais manifestações e linguagens visuais modernas.

O projeto, denominado Releituras Fotográficas, englobou atividades com fotografias feitas por um tablet ou celular, manipulação de imagens e fotos em aplicativos de edição de imagens, muita criatividade e precisão no planejamento de figurinos, cenários e poses que recriassem de maneira lúdica, porém bem parecida com as produzidas por eles.

O trabalho, que durou cerca de dois meses, culminou em uma representação de pinturas famosas dos movimentos estudados, misturando fotos dos alunos que recriaram figurinos, cenários, iluminação e enquadramentos típicos dos períodos estudados, da maneira mais fiel possível às obras abordadas.

Ao pedir que o aluno utilize recursos atuais para reproduzir o efeito visual de uma outra mídia e de outra época, faz com que ele apure o olhar para as características plásticas das obras do período, além de fazer com que eles criem um vínculo afetivo com as obras, se aprofundem na pesquisa e se divirtam buscando soluções para a recriação de cenários, figurinos e enquadramentos.

Confira as releituras fotográficas na Revista Arte Educa – Ensino Fundamental Ed. 16!