Aprendendo sobre as estações do ano

Use as comemorações de Natal e a cultura para ensinar sobre as estações do ano nos hemisférios

Da Redação | Foto Public Domain Pictures | Adaptação web Isis Fonseca

Estações do ano

Quase toda a simbologia natalina teve a sua origem na Europa e nos Estados Unidos, respectivamente, continente e país que ficam no hemisfério norte, onde, a cada fim de ano, o inverno rigoroso é caracterizado pela neve abundante.

Por isso, a maioria dos filmes e dos contos natalinos é marcada pela presença de flocos brancos que caem do céu; Papai Noel veste-se de veludo vermelho (cor que antigamente era verde); as árvores natalinas e seus enfeites variados sempre trazem referências artificiais de neve; a ceia é repleta de delícias com alto teor de gordura e as frutas normalmente são secas.

Aqui no Brasil, nós incorporamos tudo isso, mas diferentemente do hemisfério norte, vivenciamos o verão, estação quente e cheia de cor que é um verdadeiro convite à descontração e ao divertimento ao ar livre!

Tais regalias, que só aqueles que moram no hemisfério sul desfrutam no fim do ano, têm uma explicação geográfica. Durante o inverno, que é igual, mas oposto em ambos os hemisférios, devido à inclinação do eixo da Terra, a parte norte recebe menos raios solares que o hemisfério sul. Por outro lado, o hemisfério norte também é mais quente no verão, mas a duração da estação é menor.

Além disso, as latitudes das localidades habitadas no hemisfério norte também são maiores e mais próximas do Círculo Polar Ártico. Já no hemisfério sul, a maioria do povo concentra-se na faixa litorânea, próxima ao mar. Logo a superfície oceânica, a temperatura e a direção das correntes marinhas fazem uma diferença muito grande no clima, o que também se reflete em nosso inverno, que é menos rigoroso.

Objetivos da atividade

Evidenciar como ocorrem as estações do ano em ambos os hemisférios da Terra

Faixa etária: crianças a partir do 2º ano.

Tenha mais informações sobre a atividade garantindo sua Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 155!