Imagens exclusivas no carimbo

A monotipia não deixa de ser um tipo de carimbo, mas a imagem transferida é quase sempre irreprodutível

Por Faoze Chibli | Foto Ricardo Alcará | Adaptação web Isis Fonseca

Carimbos exclusivos

Quando se pensa em carimbos, uma das primeiras ideias que surgem é a possibilidade de reproduzir indefinidamente alguma figura, texto, etc. Mas é exatamente o contrário que acontece com a técnica da monotipia, que não deixa de ser uma espécie de carimbo, porém único. Isso porque, ao transferir para outro meio uma figura pintada com tinta, fica praticamente impossível repetir o processo de forma idêntica.

De certa forma, é um carimbo que pode ser usado apenas uma vez. Claro que é possível tentar reproduzir fielmente o primeiro desenho. Mas a proposta quando se usa essa técnica é exatamente explorar suas peculiaridades para criar obras exclusivas. Com a orientação da professora e utilizando suportes descartados na escola, os alunos experimentaram com a monotipia e criaram suas próprias interpretações em forma de cores, imagens e padrões. Confira.

Passo a Passo

1- A professora começou apresentando algumas possibilidades das técnicas de monotipia: criar texturas com rolinhos, pincéis e também utilizar os dedos. Ela fez a demonstração na mesma placa que os alunos iriam usar.

2- Os alunos foram então convidados a produzir suas primeiras monotipias, investigando as possibilidades da técnica. Eles podiam optar pelo trabalho em duplas ou sozinhos, pois o tamanho da placa permitia a atividade de até 7 alunos ao mesmo tempo.

3- A professora demonstrou nessa etapa a possibilidade de imprimir diversas camadas de cores à imagem. Depois, ela estimulou os alunos a criar imagens desse modo.

4- Com as pinturas ainda molhadas nas placas, os alunos devem fazer a transferência das imagens, colocando, com delicadeza, o papel em cima das placas (e não o contrário).

5- As imagens podem ser bem preenchidas, não apenas de traços, mas de fundos coloridos, e, mesmo, apresentar espaços em branco que vão conter a forma desejada e que deve ser transferida.

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Adaptado de Revista Arte Educa – Ensino Fundamental Ed. 09